Page Header

O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO DIANTE DE DESASTRES: UM OLHAR A PARTIR DAS INUNDAÇÕES OCORRIDAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO ANO DE 2023

Luana Carolina Bonfada, Tarcisio Dorn de Oliveira, Daniel Claudy Silveira, Sérgio Luiz Allebrandt

Abstract

O direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado é uma necessidade premente e inalienável diante da frequência crescente de desastres ambientais, haja vista que as pessoas têm o direito legítimo de viver em um ambiente saudável e seguro. Contudo, quando desastres naturais ou provocados pelo homem comprometem essa harmonia, esse direito se torna ainda mais crucial. Por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso, a presente investigação análisa como se sustenta o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado diante de grandes desastres ambientais, especialmente daqueles de origem hidrológica, tais como os ocorridos no Rio Grande do Sul em setembro de 2023. Como resultados é notório que as inundações tendem a se tornar mais comuns à medida que a população aumenta, as pessoas se tornam menos conscientes e o Estado não tanto eficaz. Percebe-se que os problemas causados por desastres ambientais envolvem muito mais que apenas alterações climáticas ou imprevistos temporários – trata-se de mazelas sociais que são ignoradas, sobretudo, pelo poder público.

Palavras-chave: Direito ao Meio Ambiente. Desastres Ambientais. Origem hidrológica. Rio Grande do Sul. Princípio da Precaução


References


AMADO, Frederico. Direito Ambiental Esquematizado. 12º Edição. Salvador: Editora Juspodivm, 2021.

BENJAMIN, Antônio Herman. Introdução ao direito ambiental brasileiro. In: Anais do 3 Congresso Internacional de Direito Ambiental. Brasília, 1999.

Casa Militar Defera Civil RS. Defesa Civil apresenta balanço de ações durante evento meteorológico. 2023. Disponível em: https://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-apresenta-balanco-de-acoes-durante-evento-climatico. Acesso em 20 mar. 2024.

Casa Militar Defesa Civil RS. Defesa Civil divulga relatório sobre consequências dos eventos climáticos que ocorreram entre 21 e 28 de setembro. 2023. Disponível em: https://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-divulga-relatorio-sobre-consequencias-dos-eventos-climaticos-que-ocorreram-entre-21-e-28-de-setembro. Acesso em 20 mar 2024.

Defesa Civil. Instrução Normativa n. 02/2016 do Ministério de Integração Nacional. Disponível em: http://defesacivil.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=182-instrucao_normativa_02?layout=print#:~:text=Estabelece procedimentos e critérios para,federativos e dá outras providências. Acesso em: 20 mar. 2024.

FERREIRA, Ximena Cardozo. Inundações urbanas: gestão de riscos com foco na prevenção de danos. Rio de Janeiro: Ediora Lumen Júris, 2019.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. São Paulo: Editora Malheiros, 2003.

SARLET, I. W. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2006.

Supremo Tribunal Federal (STF). A Constituição e o Supremo. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/constituicao-supremo/artigo.asp?abrirBase=CF&abrirArtigo=225#:~:text=Do Meio Ambiente-,Art.,as presentes e futuras gerações. Acesso em 19 mar. 2024.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i30.16971

Copyright (c) 2024 Luana Carolina BONFADA, Tarcisio Dorn de OLIVEIRA, Daniel Claudy Silveira, Sérgio Luiz ALLEBRANDT

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!