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POPULAÇÕES TRADICIONAIS, AÇÃO COMUNITÁRIA, CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO À EFETIVAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA

José Bittencourt da Silva

Abstract

Uma população tradicional é aquela que apresenta, pelo menos em
parte, uma história de baixo impacto ambiental e que tem no presente interesse em manter ou em recuperar o controle sobre o território em que vive. O objetivo deste artigo é tecer reflexões acerca dessas populações, buscando expor suas mais prementes dificuldades, como a dificuldade em agir em comunidade e o problema do baixo capital social no contexto das reservas extrativistas (RESEX) amazônicas. Neste contexto, coloca-se o paradigma da educação do campo como uma proposta alternativa ao que se vem realizando hegemonicamente nas escolas locais, e em particular o caso da RESEX Ipaú-Anilzinho, no município de Baião, estado do Pará. Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se como o resultado de
uma pesquisa bibliográfica, realizada em bibliotecas físicas, virtuais e em acervo pessoal. O que segue são aprofundamentos acerca da temática indicada a partir da literatura examinada.

 

Palavras-chave: População tradicional. Agir em comunidade. Capital social.
Educação do campo.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2701

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE)

ISSN:  1806-0560  e-ISSN:  1982-5374

DOI:  https://dx.doi.org/10.18542

         

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