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HISTÓRIA ORAL: RE-CONSTRUINDO A REALIDADE E AS RELAÇÕES SOCIAIS

Ana Lídia Cardoso do Nascimento

Abstract

O trabalho a ser apresentado é resultado da dissertação apresentada
ao Curso de Mestrado Internacional em Planejamento do Desenvolvimento, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o título “Escolas-família agrícola e agroextrativista no estado do Amapá: práticas e significados”, sob a orientação da profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em março de 2005. O trabalho buscou a realização de estudo acerca das experiências das Escolas-Família do estado do Amapá, sob a perspectiva de percebêlas como alternativa de educação no meio rural com potencialidade de contribuir para o desenvolvimento rural do estado. As discussões para a construção da proposta dessas escolas originam-se nas lutas travadas pelos agricultores que, partindo da análise de sua realidade verificaram que as escolas rurais convencionais não atendiam aos seus interesses e que, a proposta pedagógica da EFA poderia se constituir em uma solução para a educação no ambiente rural. O artigo tem a intenção de apresentar algumas questões verificadas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa no que se refere à aquisição de conhecimentos por meio da oralidade, garantindo o resgate histórico,
cultural, social e econômico de um dado momento histórico.

Palavras-chave: História. Memória. Educação rural.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2780

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Impact Factor 1.54


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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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