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EDUCAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: O DISCURSO MORAL PEDAGÓGICO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ESCOLAR

Jadson Fernando Garcia Golnçalves

Abstract

Este artigo apresenta análises preliminares de investigação que, ao dialogar com produções na área da pesquisa em educação, advindas de investigações de inspiração pós-estruturalista, toma como objeto de estudo a constituição do sujeito escolar a partir do discurso moral pedagógico. Objetiva, deste modo, examinar os modos pelos quais o processo de escolarização atua sobre o sujeito escolar. A análise situa-se no campo teórico-metodológico de estudos do discurso, sob a perspectiva foucaultiana, e sua relação na produção de subjetividades. Nesta perspectiva o processo de constituição de subjetividades é produzido historicamente no contexto escolar por práticas discursivas, entendidas como práticas sociais, através das quais práticas de normalização,
dispositivos de disciplinarização, dispositivos de governo de si e dos outros (aqui agrupados sob a rubrica do discurso moral pedagógico) incidem sobre o sujeito escolar.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2792

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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