EDUCAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: O DISCURSO MORAL PEDAGÓGICO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ESCOLAR
Abstract
Este artigo apresenta análises preliminares de investigação que, ao dialogar com produções na área da pesquisa em educação, advindas de investigações de inspiração pós-estruturalista, toma como objeto de estudo a constituição do sujeito escolar a partir do discurso moral pedagógico. Objetiva, deste modo, examinar os modos pelos quais o processo de escolarização atua sobre o sujeito escolar. A análise situa-se no campo teórico-metodológico de estudos do discurso, sob a perspectiva foucaultiana, e sua relação na produção de subjetividades. Nesta perspectiva o processo de constituição de subjetividades é produzido historicamente no contexto escolar por práticas discursivas, entendidas como práticas sociais, através das quais práticas de normalização,
dispositivos de disciplinarização, dispositivos de governo de si e dos outros (aqui agrupados sob a rubrica do discurso moral pedagógico) incidem sobre o sujeito escolar.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2792
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
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ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542