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DELEUZE E MASOCH: A FRIEZA DA PORNOLOGIA

Ester Maria Dreher Heuser

Abstract

Este ensaio apresenta as aproximações que Deleuze realiza ao excêntrico mundo masoquista no livro Apresentação de Sacher-Masoch por alguns prismas estranhos, se considerarmos a produção de Deleuze em sua totalidade: a importância da teoria fenomenológica da imaginação de Sartre para embasar a tese que atravessa o livro de Deleuze “o masoquismo é uma arte do fantasma”; a relação amistosa que Deleuze estabelece com Freud quando ocupa-se da reflexão filosófica deste no texto Além do princípio de prazer, no qual o filósofo percebe um exercício transcendental do pensamento especulativo do psicanalista: considera o problema dos princípios e encontra a condição de efetividade do princípio do prazer, Tânatos, o instinto de morte. A partir das reformulações deleuzianas dos textos desses pensadores, o ensaio põe em evidência o exercício do método da intuição efetuado por Deleuze ao apresentar a distinção entre as essências masoquista e sádica nas experiências do prazer.
Palavras-chave: Pornologia. Masoquismo. Fantasma. Imaginação. Tânatos.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2810

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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