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EDUCAÇÃO DO CORPO DE SUJEITOS ESCOLARES: UM ESTUDO EM PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA

Odiléia do Socorro Ribeiro Rodrigues, Jadson Gonçalves

Abstract

O presente texto apresenta resultados preliminares de investigação. Toma como objeto de estudo a produção discursiva do corpo de sujeitos em contexto escolar e objetiva examinar dispositivos de escolarização e sua incidência sobre o corpo. O campo empírico da pesquisa constitui-se de escolas urbanas no minicípio de Abaetetuba/PA. O estudo adotou como substrato teórico-metodológico, a análise do discurso e a problematização sobre os modos de subjetivação e a constituição do sujeito sob a perspectiva foucaultiana. A partir desta perspectiva, anuncia-se que o processo de subjetivação em contexto escolar perpassa pela adoção de dispositivos discursivos de normalização, de disciplinarização, dispositivos de governo de si e dos outros. Tais dispositivos se materializam no contexto escolar por meio de Regimento, registros em Livros de Ocorrência, cartazes exortativos de práticas morais e disciplinares, entre outros.

 

Palavras-chave: Subjetivação. sujeito escolar. educação do corpo.

 

 




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2931

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Impact Factor 1.54


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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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