ENTRE O CONTROLE E A TRANSGRESSÃO: A CONSTRUÇÃO ESCOLAR DAS DIFERENÇAS ENTRE OS GÊNEROS
Abstract
O artigo se propõe a apresentar algumas reflexões sobre sobre as relações de gênero em sala de aula, construídas a partir de uma pesquisa realizados nos anos de 2000 e 2001 numa escola municipal no Município de Moju/PA. O problema da pesquisa foi como se apresentam as diferenças, especificidades e embates entre os gêneros no ambiente escolar. Este artigo traz apenas parte da análise ali realizada, na qual se discute como vai se configurando a produção de meninos e meninas no ambiente escolar. As desigualdades e embates entre os gêneros vão se construindo a partir de um processo de acomodação e resistência às imposições de gênero por parte da escola.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2950
Copyright (c) 2016 Revista Margens
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542