LITERATURA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Abstract
O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se diante de situações-limites que interpelam e exigem atores que interajam e atuam nelas. Perguntando se apenas o horizonte da discurssão e das práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, propondo a concepção de uma prática pedagógica que se insira numa contextualização mais ampla. Transitando pelo academicismo teórico, mas não desconectado do sensu comum, o profissional de Educação que trabalha com Literatura poderia, prioritariamente, buscar um sentido prático e imediato para o seu fazer docente, estabelecendo permanentemente pontes entre o saber veiculado e a vivida, propondo elos que contextualizem sua proposta pedagógica, revestindo-se de significação. O trabalho propõe, ainda, uma reflexão que se fundamenta no diálogo estabelecido entre a obra e o leitor, ou ainda, entre o que se lê e a conjuntura em que o leitor está inserido.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2960
Copyright (c) 2016 Revista Margens
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542