CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO: A REALIDADE INSULAR DO CURRÍCULO EM BELÉM
Abstract
Este artigo consiste em uma pesquisa bibliogrဠca, que
busca problematizar as in uências da cultura ribeirinha no currículo
das escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo re etir sobre
o currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nesse
currículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação cultural
e social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunho
qualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliogrဠca,
utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), Josenilda
Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira
I. (2007 e 2008). Como resultado identi€ camos que redimensionar o
currículo para atender a realidade sociocultural das comunidades
ribeirinhas é mais do que um desa€ o epistemológico, de dar validade
curricular a conhecimentos que são especí€ cos e necessários a tal
realidade, mas um desa€ o político de fazer valer direitos do cidadão
a uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade de
um currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidade
ribeirinha.
Palavras-chave: Cultura Ribeirinha. Currículo escolar. Epistemologia
do currículo.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3023
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542