CURRÍCULO INTEGRADO PARA A BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Abstract
O presente artigo é um exercício que busca incentivar a
discussão do conceito cienti. co e pedagógico de currículo integrado e
sua relação com a identidade sociocultural e biológica da Amazônia,
em praxe, a biodiversidade na visão antropológica; é evidente que essa
discussão é muito ampla, e que aqui não se esgotará, apenas insistirá
em diversas opiniões que, decerto, fortalecerão a importância das
práticas pedagógicas do currículo integrado focado no local e suas
caracterizações especiais. O Currículo Integrado faz parte de uma
concepção de organização da aprendizagem que tem como . nalidade
oferecer uma educação que contemple todas as formas de conhecimento
produzidas pela atividade humana. Trata-se de uma visão progressista
de educação à medida que não separa o conhecimento acumulado pela
humanidade na forma de conhecimento cientí. co daquele adquirido
pelos educandos no cotidiano das suas relações culturais e materiais.
A relação dos conhecimentos de biodiversidade e educação precisa
está aplicada no currículo integrado, resultando, assim, em práticas de
educação ambiental interdisciplinares. Ao ser considerada a Educação
Ambiental como um processo social indispensável à formação da
mentalidade dos cidadãos de uma sociedade, passa-se à crença de que
a escola é o espaço ideal para a socialização do conhecimento que é o
resultado de um longo processo: a relação do homem com a natureza e
com os outros homens.
Palavras-chaves: Currículo integrado. Biodiversidade. Educação
ambiental. Interdisciplinaridade.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3028
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542