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ENCULTURAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE VISÃO AMPLIADA DOS VALORES CULTURAIS E CONHECIMENTO APROFUNDADO DO CONTEÚDO

João Cláudio Brandemberg

Abstract

Neste artigo, tratamos de uma abordagem da Matemática
como um fenômeno cultural, considerando as atividades sociais que
estimulam a formação dos conceitos matemáticos e os valores culturais
relacionados a essas atividades. Essa abordagem nos leva a uma
análise do processo de ensino e de formação de professores a partir do
conceito de “Enculturação matemática”, descrito por Bishop (1999),
objetivando um maior compromisso e uma melhor atuação didática
dos professores de matemática.
Palavras-chave: Enculturação matemática. Formação de professores.
Representação simbólica. Valores culturais.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3057

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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