ENCULTURAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE VISÃO AMPLIADA DOS VALORES CULTURAIS E CONHECIMENTO APROFUNDADO DO CONTEÚDO
Abstract
Neste artigo, tratamos de uma abordagem da Matemática
como um fenômeno cultural, considerando as atividades sociais que
estimulam a formação dos conceitos matemáticos e os valores culturais
relacionados a essas atividades. Essa abordagem nos leva a uma
análise do processo de ensino e de formação de professores a partir do
conceito de “Enculturação matemática”, descrito por Bishop (1999),
objetivando um maior compromisso e uma melhor atuação didática
dos professores de matemática.
Palavras-chave: Enculturação matemática. Formação de professores.
Representação simbólica. Valores culturais.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3057
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542