A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NESSA RELAÇÃO
Abstract
Este estudo surgiu a partir das inquietações vivenciadas na
disciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada nas turmas do
Curso de Licenciatura em Matemática, e teve como objetivo investigar
a percepção conceitual dos professores em formação inicial em relação
à disciplina, na perspectiva de identi? car as aproximações e os
distanciamentos que existem entre a disciplina e a curso. A investigação
foi realizada junto a 21 alunos, selecionados nas três turmas em que
ministramos a disciplina. As informações foram constituídas via
questionário com questões semiestruturadas. As respostas dadas aos
questionamentos – Percepção conceitual dos professores em formação
sobre a Psicologia da Aprendizagem. A relação/identidade dos
Professores em formação com a disciplina Psicologia da Aprendizagem.
Distanciamentos e Aproximações entre a Psicologia da Aprendizagem e a Licenciatura em Matemática – serviram de eixos de análise. As
análises foram baseadas na metodologia da Análise Textual Discursiva,
defendida por Roque Moraes. Os resultados apontam que nas
percepções desses professores em formação, existem distanciamentos
e aproximações na relação entre Psicologia da Aprendizagem e a
Licenciatura em Matemática.
Palavras-chave: Psicologia. Aprendizagem. Percepção. Aproximações.
Distanciamentos.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3059
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542