DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES PARA REALIZAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
Abstract
Este trabalho tem como objetivo identi car as principais
di culdades apontadas na realização de atividades em espaços não
formais acerca da temática ambiental, pelos docentes do ensino
fundamental da cidade de Moju. A coleta de dados ocorreu com visitas
e entrevistas realizadas com coordenadores dos espaços não formais:
Parque Radini presente no município de Abaetetuba-PA e Unidade de
Triagem e Reciclagem presentes no município de Moju-PA. Também
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que
atuam no ensino fundamental de 5ª a 8ª série das Escolas Antônio
de Oliveira Gordo, Oton Gomes de Lima, Tia Erica e a Lauro Sodré
presentes no município de Moju-PA. Os dados foram organizados,
discutidos e analisados segundo a Análise do Discurso, de Orlandi
(2001). De acordo com os resultados, identi caram-se como principais
di culdades apontadas pelos docentes a falta de tempo, a falta de
transporte, burocracia, falta de inclusão no currículo, di culdades
nanceiras que impedem a utilização dos espaços não formais para
a execução de aulas complementares sobre os temas que concernem a
educação ambiental.
Palavras-chave: Di culdades. Ambiental. Espaço não formal.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3077
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542