Page Header

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES PARA REALIZAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Diana Antonia Louzada Xavier, Priscyla Cristinny Santiago da Luz

Abstract

Este trabalho tem como objetivo identi car as principais

di culdades apontadas na realização de atividades em espaços não

formais acerca da temática ambiental, pelos docentes do ensino

fundamental da cidade de Moju. A coleta de dados ocorreu com visitas

e entrevistas realizadas com coordenadores dos espaços não formais:

Parque Radini presente no município de Abaetetuba-PA e Unidade de

Triagem e Reciclagem presentes no município de Moju-PA. Também

foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que

atuam no ensino fundamental de 5ª a 8ª série das Escolas Antônio

de Oliveira Gordo, Oton Gomes de Lima, Tia Erica e a Lauro Sodré

presentes no município de Moju-PA. Os dados foram organizados,

discutidos e analisados segundo a Análise do Discurso, de Orlandi

(2001). De acordo com os resultados, identi caram-se como principais

di culdades apontadas pelos docentes a falta de tempo, a falta de

transporte, burocracia, falta de inclusão no currículo, di culdades

nanceiras que impedem a utilização dos espaços não formais para

a execução de aulas complementares sobre os temas que concernem a

educação ambiental.

Palavras-chave: Di culdades. Ambiental. Espaço não formal.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3077

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!