CULTURA, COTIDIANO QUILOMBOLA E O BRINCAR DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS DE ABAETETUBA?PA
Abstract
Este texto é parte integrante da pesquisa desenvolvida
por meio do projeto de intervenção metodológica denominado
Integrando conhecimentos e saberes: uma experiência educativa
na primeira escola quilombola de Abaetetuba-PA, desenvolvido
pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado e
Educação – GEPESEED, com re. exões que envolvem as seguintes
dimensões: cultura quilombola, cotidiano e o brincar de crianças
ribeirinhas do rio Baixo-Itacuruçá, nesse município. O objetivo foi
discutir a cultura quilombola a partir das brincadeiras das crianças
e de seu cotidiano, buscando apreender sentidos e signi. cados
quanto à dinâmica cultural e sua importância para a identidade
da comunidade. A pesquisa focalizou estudos de cunho etnográ. co
situando o caráter observativo, participativo, de conhecimento
denso da comunidade, por onde perpassamos o acompanhamento
das brincadeiras das crianças, a interlocução com conversas
junto às crianças e adultos, a produção de o. cinas envolvendo
as crianças e, ainda, a observação das práticas sociais do lugar,
de modo geral. Do processo, observamos que o estudo possibilitou
compreender as crianças como agentes produtoras de cultura,
como cidadãos que interagem como os diversos meios produtivos,
seja via o convívio com os adultos aprendendo, por exemplo, a
produção da farinha, o plantio da roça, também na relação com
outras crianças ensinando e aprendendo novas brincadeiras e com
seus pais trocando experiências cotidianas de modo que demarcam
o existir, sendo transformadoras da própria cultura.
Palavras-chave: Cultura Quilombola. Cotidiano. Brincar.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3078
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542