Page Header

CULTURA, COTIDIANO QUILOMBOLA E O BRINCAR DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS DE ABAETETUBA?PA

Eliana Campos Pojo, Josilene Ferreira Barreto

Abstract

Este texto é parte integrante da pesquisa desenvolvida

por meio do projeto de intervenção metodológica denominado

Integrando conhecimentos e saberes: uma experiência educativa

na primeira escola quilombola de Abaetetuba-PA, desenvolvido

pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado e

Educação – GEPESEED, com re. exões que envolvem as seguintes

dimensões: cultura quilombola, cotidiano e o brincar de crianças

ribeirinhas do rio Baixo-Itacuruçá, nesse município. O objetivo foi

discutir a cultura quilombola a partir das brincadeiras das crianças

e de seu cotidiano, buscando apreender sentidos e signi. cados

quanto à dinâmica cultural e sua importância para a identidade

da comunidade. A pesquisa focalizou estudos de cunho etnográ. co

situando o caráter observativo, participativo, de conhecimento

denso da comunidade, por onde perpassamos o acompanhamento

das brincadeiras das crianças, a interlocução com conversas

junto às crianças e adultos, a produção de o. cinas envolvendo

as crianças e, ainda, a observação das práticas sociais do lugar,

de modo geral. Do processo, observamos que o estudo possibilitou

compreender as crianças como agentes produtoras de cultura,

como cidadãos que interagem como os diversos meios produtivos,

seja via o convívio com os adultos aprendendo, por exemplo, a

produção da farinha, o plantio da roça, também na relação com

outras crianças ensinando e aprendendo novas brincadeiras e com

seus pais trocando experiências cotidianas de modo que demarcam

o existir, sendo transformadoras da própria cultura.

Palavras-chave: Cultura Quilombola. Cotidiano. Brincar.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3078

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!