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A TRADIÇÃO DO BRINQUEDO DE MIRITI NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA: INICIANDO O DEBATE

Lidia Sarges Lobato, Delisa Pinheiro Pinheiro, Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Abstract

Este artigo resulta da pesquisa que tem como um dos objetivos
analisar as relações de gênero em dois ateliês de produção do brinquedo
de miriti. A experiência etnográ? ca está em curso e a produção de
informações já nos permite re? exões introdutórias, pois a observação
cotidiana e as conversações com os interlocutores e interlocutoras
possibilitaram nossa entrada no mundo dos costumes e na cultura do
lugar. O trabalho está organizado da seguinte maneira: iniciamos com
a invenção da tradição do brinquedo de miriti, para, em seguida, tratar do processo de produção artesanal e generi? cado comum aos dois
ateliês. Encerramos com uma re? exão sobre a pedagogia cultural dos
ateliês e a necessidade de inclusão da tradição do brinquedo de miriti
no currículo o? cial das escolas municipais.
Palavras-chave: Tradição do brinquedo de miriti. Relações de gênero.
Pedagogia cultural. Currículo.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3093

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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