A TRADIÇÃO DO BRINQUEDO DE MIRITI NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA: INICIANDO O DEBATE
Abstract
Este artigo resulta da pesquisa que tem como um dos objetivos
analisar as relações de gênero em dois ateliês de produção do brinquedo
de miriti. A experiência etnográ? ca está em curso e a produção de
informações já nos permite re? exões introdutórias, pois a observação
cotidiana e as conversações com os interlocutores e interlocutoras
possibilitaram nossa entrada no mundo dos costumes e na cultura do
lugar. O trabalho está organizado da seguinte maneira: iniciamos com
a invenção da tradição do brinquedo de miriti, para, em seguida, tratar do processo de produção artesanal e generi? cado comum aos dois
ateliês. Encerramos com uma re? exão sobre a pedagogia cultural dos
ateliês e a necessidade de inclusão da tradição do brinquedo de miriti
no currículo o? cial das escolas municipais.
Palavras-chave: Tradição do brinquedo de miriti. Relações de gênero.
Pedagogia cultural. Currículo.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3093
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542