Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA PEDAGÓGICA DE DURKHEIM

Afonso Welliton de Sousa Nascimento, Edinéa Bandeira Ribeiro

Resumo

O artigo reflete sobre o pensamento pedagógico de Durkheim.
Inicialmente faz uma incursão no contexto da formação da sociedade moderna destacando o caráter utópico da construção do conhecimento humano referenciandose no pensamento filosófico e educacional de Kant e Bacon, como construtores da ilustração científica do iluminismo. A seguir, caminha na influência da dupla revolução europeia, que determinou aspectos importantes no pensamento dos autores subsequentes do Século XIX. Reflete o pensamento de Comte e sua fundamentação teórica às concepções durkheimianas, centrando no caráter evolucionista e positivista
de sua filosofia. Por fim, analisa os conceitos do pensamento funcionalista de
Durkheim, seus aspectos sociológicos e educacionais e sua influência nas teorias educacionais atuais.

Palavras-chave: Modernidade. Iluminismo. Positivismo. Funcionalismo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3248

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba