EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA PEDAGÓGICA DE DURKHEIM
Abstract
O artigo reflete sobre o pensamento pedagógico de Durkheim.
Inicialmente faz uma incursão no contexto da formação da sociedade moderna destacando o caráter utópico da construção do conhecimento humano referenciandose no pensamento filosófico e educacional de Kant e Bacon, como construtores da ilustração científica do iluminismo. A seguir, caminha na influência da dupla revolução europeia, que determinou aspectos importantes no pensamento dos autores subsequentes do Século XIX. Reflete o pensamento de Comte e sua fundamentação teórica às concepções durkheimianas, centrando no caráter evolucionista e positivista
de sua filosofia. Por fim, analisa os conceitos do pensamento funcionalista de
Durkheim, seus aspectos sociológicos e educacionais e sua influência nas teorias educacionais atuais.
Palavras-chave: Modernidade. Iluminismo. Positivismo. Funcionalismo.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3248
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542