Page Header

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA PEDAGÓGICA DE DURKHEIM

Afonso Welliton de Sousa Nascimento, Edinéa Bandeira Ribeiro

Abstract

O artigo reflete sobre o pensamento pedagógico de Durkheim.
Inicialmente faz uma incursão no contexto da formação da sociedade moderna destacando o caráter utópico da construção do conhecimento humano referenciandose no pensamento filosófico e educacional de Kant e Bacon, como construtores da ilustração científica do iluminismo. A seguir, caminha na influência da dupla revolução europeia, que determinou aspectos importantes no pensamento dos autores subsequentes do Século XIX. Reflete o pensamento de Comte e sua fundamentação teórica às concepções durkheimianas, centrando no caráter evolucionista e positivista
de sua filosofia. Por fim, analisa os conceitos do pensamento funcionalista de
Durkheim, seus aspectos sociológicos e educacionais e sua influência nas teorias educacionais atuais.

Palavras-chave: Modernidade. Iluminismo. Positivismo. Funcionalismo.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3248

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!