SUBSÍDIOS TEÓRICOS E REFLEXIVOS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Abstract
O presente artigo, intitulado “Subsídios Teóricos e Reflexivos sobre
a Relação Família-Escola no Contexto Educacional Brasileiro”, foi elaborado
a partir dos resultados de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, os quais desencadearam a busca de reflexões pertinentes à temática do trabalho. Para fundamentar as discussões objetivou-se por meio desse trabalho o seguinte: analisar a partir de estudos teóricos o contexto que envolve a relação famíliaescola nos dias atuais no contexto educacional brasileiro. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, cuja dimensão permitiu que as leituras pudessem servir de bases para a construção de conhecimentos voltados ao foco do trabalho. Por fim, os resultados apontaram que a relação família-escola deve fazer parte de uma das diretrizes que desencadeiam a proposta pedagógica da escola, visando
assim oportunizar à criança, ao jovem e ao adulto participarem ativamente do processo ensino aprendizagem resultado da participação familiar junto à escola durante a vida escolar.
Palavras-chave: Escola. Família. Valores. Aprendizagem.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3255
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542