FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDOS SOBRE OS SABERES DOCENTES E OS PROGRAMAS DE MONITORIA
Abstract
Resumo: O presente trabalho objetiva realizar um diagnóstico das produções cientifico-acadêmicas, partindo de eixos temáticos como: Saberes Docentes, Monitoria e Formação Docente para o Ensino Superior. Para tanto, sistematizou-se uma pesquisa bibliográfica das produções de teses e dissertações elaboradas no período de 2006 a 2014, de modo a estabelecer o Estado da Arte dessas produções e, assim realizar um balanço das mesmas de acordo com suas dimensões temporais, espaciais e teóricas. O corpo do trabalho se encontra divido em dois capítulos principais; O primeira aborda os aspectos conceituais e formativos dos Saberes Docentes conforme autores renomados na área, em seguida apresenta os aspectos conceituas, históricos e legais da Monitoria acadêmica, aludindo a trajetória e as transformações da monitoria ao longo da história brasileira; o segundo capítulo, apresenta um diagnóstico das produções de teses e dissertações elaboradas no Brasil, seguido da análise das mesmas. Os resultados evidenciaram que há poucas variantes metodológicas e referenciais nas produções, porém apresentam uma grande lacuna na produção trabalhos com a agregação dos referidos temas, pois somente um trabalho apresenta em sua pesquisa os três eixos temáticos. Diante de tudo, conclui-se que são poucas as produções com os temas supracitados, talvez por falta de interesse ou de informação, apontando para o não reconhecimento do potencial formativo docente das atividades de monitoria.
Palavras-chave: Saberes Docentes. Monitoria. Formação Docente. Ensino Superior
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4250
Copyright (c) 2017 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542