O PLANEJAMENTO DE ENSINO EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE MUDANÇA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Abstract
O presente texto, a partir de reflexões preliminares, objetiva evidenciar a importância do Planejamento de ensino educacional nos seus diferentes níveis, e caracterizar as diferentes concepções (Tendências Pedagógicas-Filosóficas do Planejamento de ensino na construção coletiva da mudança da educação escolar, e como assumem papeis estratégicos em tais mudanças. As reflexões partem de estudos bibliográficos que permitem a discussão sobre os discursos construídos sobre planejamento de ensino escolar em diferentes tempos e espaços. Como objetivo de alcance maior foi possível evidenciar a importância das novas tendências do planejamento de ensino escolar para a constituição de subjetividades com visões políticas em espaços de disputas e lutas culturais.
Palavras-Chave: Planejamento de ensino educacional; discursos; Mudança Escolar.
EDUCATIONAL EDUCATION PLANNING AS A STRATEGY TO CHANGE SCHOOL EDUCATION
This text, based on preliminary reflections, aims to highlight the importance of Educational Education Planning at its different levels, and characterize the different conceptions (Pedagogical-Philosophical Trends in Education Planning in the collective construction of school education change, and how they assume strategic roles in such changes. The reflections start from bibliographic studies that allow the discussion about the discourses built on school teaching planning in different times and spaces. As a goal of greater reach, it was possible to highlight the importance of new trends in school education planning for the constitution of subjectivities with political views in spaces of disputes and cultural struggles.
Keywords: Educational teaching planning; speeches; School Change.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5445
Copyright (c) 2018 Revista Margens Interdisciplinar
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542