ANÁLISE DO CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DA UFPA ABAETETUBA EMPREGANDO O MÉTODO SERVQUAL NA PERCEPÇÃO DISCENTE
Abstract
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma pesquisa quantitativa, fazendo levantamento das expectativas e percepções dos alunos de engenharia industrial em relação ao curso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de aplicação de questionários online, utilizando a ferramenta googleforms, e questionários impressos. As informações coletadas foram tabuladas calculando-se assim os gaps para analisar pontos negativos e positivos, onde se destaca que as maiores lacunas encontradas foram os itens que tratam da cantina (-1,264), divulgação de informações de eventos e serviços de interesse aos discentes (-1,321) e laboratórios específicos do curso (-1,377). Por fim, utilizando a ferramenta da qualidade 5W1H, se propôs um plano de ação para aperfeiçoar processos e evitar erros e insatisfações.
Palavras-chave: SERVQUAL, Ensino Superior, Qualidade.
ANALYSIS OF THE INDUSTRIAL ENGINEERING COURSE AT UFPA ABAETETUBA USING THE SERVQUAL METHOD IN DISCENT PERCEPTION
The objective of this work is the development of a quantitative research, surveying the expectations and perceptions of students of industrial engineering in relation to the course. The survey data was collected from online questionnaire applications, using a googleforms tool, and printed questionnaires. The information gathered was tabulated, thus calculating gaps for negative and positive points, highlighting gaps in items dealing with the canteen (-1,264), dissemination of information on events and services of interest to students (-1,321) and specific laboratories (-1,377). Using the 5W1H quality tool, an action plan was developed for the improvement process and to avoid errors and dissatisfactions..
Keywords: SERVQUAL, Higher Education, Quality.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7850
Copyright (c) 2019 Revista Margens Interdisciplinar
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542