Politica Editorial Critérios de Avaliação Formulario de Adesão Termo de Aprovação
O Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará com parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que tem por objetivo promover o acesso e maior visibilidade das revistas científicas da UFPA. Este portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) (versão 2.4.8.0), software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, que foi customizado e traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT) baseado no software Open Journal Systems (OJS) desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP).
O link abaixo disponível tem por objetivo demonstrar a ferramenta SEER para os editores, apresentando todas as etapas que um editor necessita executar para gerenciar uma revista. Para tanto, o novo SEERaD é composto por oito módulos sequenciais, apresentando de forma gradativa e sequencial as tarefas de um editor, apoiadas pelo SEER.
Revista Narrares
Revista A Palavrada
A Revista A palavrada, da Faculdade de Letras da UFPA, campus universitário de Bragança (Brasil), é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Bragança, Pará, pela Universidade Federal do Pará, desde 2012, dedicado à publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, contos, crônicas e traduções da área de Estudos Linguísticos e Literários. Objetiva fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior, promovendo a publicização de estudos e pesquisas, que ampliem as discussões sobre Linguagens e Ensino.
Revista Científica Gênero na Amazônia
A Revista Gênero na Amazônia tem como valor fundante o compromisso ético com a divulgação do conhecimento nas áreas das Ciências Humanas e Sociais e interdisciplinar; além disso, o periódico é uma obra aberta, pois sua gestão executiva está sempre disponível a atualizar a forma de produzir os volumes, em consonância com as diretrizes e políticas editoriais vigentes no cenário brasileiro e internacional.
Universidade e Meio Ambiente
REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA
A REVISTA APOENA – Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA é um periódico eletrônico vinculado à Faculdade de Filosofia (FAFIL) e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), criada por iniciativa do corpo discente e apoiada pelo corpo docente. Sua finalidade é oferecer um espaço qualificado de discussão filosófica, permitindo a difusão de trabalhos acadêmicos de pesquisadores da área de Filosofia. São aceitos trabalhos inéditos (artigos, resenhas, ensaios, traduções e entrevistas) na área de Filosofia e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, como: humanidades, artes, literatura, ciências, educação etc. A Revista aceita artigos em português, inglês e espanhol.
A Revista propõe-se a construir um espaço dialógico, crítico e de interlocução, a partir do norte do país, com a comunidade acadêmica amazônica, nacional e internacional, permitindo a difusão de reflexões filosóficas produzidas por estudantes, professores e pesquisadores que tenham qualidade aprovada por pares (dupla avaliação às cegas) vinculados a várias instituições do país. A Revista Apoena é uma revista de acesso aberto. Seu conteúdo é disponibilizado inteiramente online, de maneira gratuita, para os autores, leitores e instituições.
Conexões
Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology
Ethnoscientia é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), dedicada à divulgação de textos e contribuições originais sobre a temática etnobiológica e etnoecológica.
Ethnoscientia publica manuscritos em todas as áreas da Etnobiologia e Etnoecologia, em textos sobre as relações, do presente e do passado, entre os seres humanos de diferentes sociedades e a natureza, em suas diferentes manifestações, percepções e enquadramentos. As áreas de pesquisa a serem publicadas na revista podem estar relacionadas, mas não limitadas, à etnobotânica, etnozoologia, etnopedologia, etnomicologia, etnomedicina, etnofarmacologia, etnoveterinária, etnomatemática, etnomúsica, etnoastronomia, agricultura tradicional, paleoetnobotânica, zooarqueologia, etnogastronomia e etnonutrição, legislação e regulamentação, história e filosofia da ciência, ecologia humana, ecologia cultura e memória biocultural, linguística e outras áreas envolvidas com as etnociências em suas variadas relações.
Atualmente, a revista Ethnoscientia possui a seguinte classificação de periódicos Qualis: 1. Biodiversidade: C; 2. Ciências Agrárias I: B5; 3. Ciências Ambientais: C; 4. Ciências Biológicas: C; e 5. Interdisciplinar: B5.
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas tem periodicidade semestral. É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI – da Universidade Federal do Pará, Belém/Pará/Brasil. É uma revista aberta à comunidade científica, destinada à publicação de pesquisas sobre formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de Educação em Ciências (Biologia, Física e Química), Matemáticas e Educação Ambiental.
Papers do NAEA
A Revista Papers do NAEA tem como objetivo divulgar de forma mais rápida o produto das pesquisas realizadas no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e também os estudos oriundos de parcerias institucionais nacionais e internacionais, além de resultados de pesquisa de outros centros de investigação científica, por isso publica textos de professores, alunos, pesquisadores associados ao Núcleo, parceiros e pesquisadores de diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais, para submetê-los a uma discussão ampliada e que possibilite aos autores um contato maior com a comunidade acadêmica.
Margens: Revista Interdisciplinar
Fator de Impacto 1.54 (CiteFactor)
Margens é uma revista científica semestral, de acesso livre e gratuito, que visa promover o debate, a construção do conhecimento e a divulgação da produção acadêmica relacionada aos temas e problemas da microrregião do Baixo Tocantins, Amazônia e Brasil , nas diversas áreas das Ciências Humanas.
Margens também pretende ser um território aberto à reflexão, buscando a interconexão de pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, superando fronteiras que dificultam o diálogo e a troca de experiências investigativas. Embora o processo de crescimento e consolidação da produção acadêmica na região do Baixo Tocantins e na Amazônia esteja apenas começando, cresce o número de grupos de pesquisa e pesquisa em desenvolvimento, o que expressa a produção de uma identidade acadêmica e sociocultural para o Campus uma universidade.
Para consolidar a produção de conhecimento como resposta aos problemas do meio ambiente, o intercâmbio acadêmico com outras instituições de pesquisa e ensino repercute na rica troca de experiências que qualificam a revista. Por fim, Margens é um esforço de incentivo à produção e disseminação do conhecimento produzido no Campus Baixo Tocantins, com o propósito de consolidar a pesquisa como uma das instâncias privilegiadas da academia e como compromisso social para a melhoria da qualidade de vida dos Populações amazônicas. A revista publica artigos, resenhas, entrevistas e trabalhos de Iniciação Científica resultantes de estudos e pesquisas.
Amazônica - Revista de Antropologia
AMAZÔNICA é um periódico científico transnacional, voltado para promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação de resultados de pesquisas científicas relativas às populações amazônicas, nos quatro campos da antropologia.
São aceitos artigos em português, inglês, espanhol e francês. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, traduções, resumos de teses e ensaios fotográficos.
A Amazônica Revista de Antropologia (ARA) permite acesso livre ao seu conteúdo, com base no princípio de democratização do conhecimento científico via disponibilização gratuita ao público.
Nova Revista Amazônica
A Nova Revista Amazônica é um periódico trimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens.
Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia e em diálogo com pesquisas sobre outras regiões do Brasil e do mundo, por meio da compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.
São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas. Cada artigo poderá ser submetido por até 4 autores/as, sendo exigido que pelo menos um/a tenha o título de doutor/a.
Complexitas – Revista de Filosofia Temática
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944
Revista Agroecossistemas
Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento
A Revista Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF/UFPA, tem periodicidade semestral com publicações de todas as áreas do conhecimento que façam articulação com a temática da agricultura familiar e da agroecologia, destacando-se os que dizem respeito aos ambientes amazônicos, entretanto, não se excluindo abordagens sobre outras regiões desde que possibilitem inspirar reflexões ou ações na Amazônia.
Cadernos CEPEC
Revista Brasileira de Análise do Comportamento
A Revista Brasileira de Análise do Comportamento é uma publicação semestral que visa divulgar a análise do comportamento no Brasil e no exterior, publicando textos originais em português e em inglês nas formas de artigo teórico, análise conceitual, relato de pesquisa e comunicação breve de pesquisa. A revista publica também artigos que contribuam para a preservação da história da Análise do Comportamento e do Behaviorismo e a tradução para o português de artigos clássicos.
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica
Revista ExperimentArt
Revista Conexões de Saberes
A Revista Conexões de Saberes é um periódico científico interdisciplinar vinculado ao "Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e os saberes populares", e tem como missão divulgar e ampliar a circulação de trabalhos acadêmicos e pedagógicos de ensino, pesquisa e extensão universitária, com foco temático nos processos de democratização da educação.
Nosso principal objetivo é contribuir com o debate sobre a relação entre educação e democracia no Brasil, publicando e ampliando a circulação de reflexões produzidas por pesquisadores, discentes e docentes - da educação báscia e superior - que se enquadram nos seguintes eixos temáticos:
- ações afirmativas na educação e políticas sociais de acesso e permanência;
- relação entre escola/universidade e os saberes e lutas populares;
- ciência, epistemologias críticas e transformação social e;
- hierarquias sociais e dinâmicas de desigualdade na educação;
Atualmente a Revista Conexões de Saberes está avaliada em B2 pela CAPES na área "Ensino", e estamos trabalhando para estender essa avaliação para as áreas "Educação" e "Interdisciplinar".
ISSN: 2447-097X (on-line)
Novos Cadernos NAEA
A Revista Novos Cadernos NAEA é um periódico quadrimestral, de caráter interdisciplinar, dedicado à publicação de trabalhos científicos e acadêmicos sobre temas relevantes às áreas do desenvolvimento, planejamento e meio ambiente, com o objetivo de fomentar o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.
A revista publica textos originais e inéditos em português, espanhol, inglês e francês. Adota a avaliação anônima por pares (peer review) para trabalhos submetidos às seções: artigos originais e de revisão, resenhas, notas de pesquisa, entrevistas/conferências e, eventualmente, dossiês temáticos, volumes especiais e/ou suplementos.