Encabezado de página

 
Número Título
 
Vol. 19, Núm. 43 (2023) A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam? Resumen   PDF (Português (Brasil))
Marcelo Nunes Coelho, Vitor Hugo Lima de Moura
 
Vol. 21, Núm. 46 (2025) A abordagem temática como possibilidade de desenvolver o pensamento crítico a partir da temática sobre o lixo Resumen   PDF (Português (Brasil))
Bruna Marques Duarte, Luciano Carvalhais Gomes
 
Vol. 14, Núm. 30 (2018) A alfabetização científica em nutrição humana: intersecções e divergências Resumen   PDF (Português (Brasil))
Valéria Brumaro Regina Fornazari, Ana Tyiomi Obara
 
Vol. 20, Núm. 44 (2024) A aprendizagem como construção de identidade em uma comunidade de prática: um estudo etnográfico Resumen   PDF (Português (Brasil))
Daniel Farias Mega, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit
 
Vol. 14, Núm. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática A argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (previsão-observação-argumentação) Resumen   PDF (Português (Brasil))
Edilene Ferreira de Medeiros, Marcia Gorette Lima da Silva, Solange Wagner Locatelli
 
Vol. 10, Núm. 20 (2014) A autoscopia e o desenvolvimento da autonomia docente Resumen   PDF (Português (Brasil))
Diego Fogaça Carvalho, Marinez Meneghello Passos
 
Vol. 15, Núm. 34 (2019) A Base orientadora da ação para a leitura compreensiva de textos de Ciências: um estudo com estudantes de Pedagogia Resumen   PDF (Português (Brasil))
Alessandro Augusto Barros Façanha, Micarla Silva de Azevedo
 
Vol. 12, Núm. 24 (2016) A Biologia na Pedagogia da Alternância: perspectivas e desafios de uma ciência natural integrada a Casa Familiar Rural de Altamira-Pará Resumen   PDF (Português (Brasil))
Jessica Feiteiro Portugal, Francidalva Gomes da Silva, Inês Trevisan
 
Vol. 9, Núm. 18 (2013) A coleção Matemática - Curso Ginasial, do SMSG: uma análise Resumen   PDF (Português (Brasil))
Tatiane Taís Pereira da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica
 
Vol. 9, Núm. 17 (2012) A constituição de uma questão sociocientífica em um grupo de professores: um processo polifônico de desvelamento da realidade concreta Resumen   PDF (Português (Brasil))
Paulo Gabriel Franco dos Santos, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
 
Vol. 17, Núm. 38 (2021): Ahead of Print A construção do letramento estatístico a partir de um olhar sobre as provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Resumen   PDF (Português (Brasil))
Rodrigo Medeiros dos Santos
 
Vol. 18, Núm. 40 (2022): Ahead of Print A Construção do Número por Pessoas com Deficiência Visual Mediada por Materiais Concretos Manipuláveis Resumen   PDF (Português (Brasil))
Taianne dos Santos da Luz, Afonso Henriques
 
Vol. 16, Núm. 36 (2020) A criação de GIFs com o GeoGebra para produção de narrativas matemáticas digitais Resumen   PDF (Português (Brasil))
Carla Vital, Ricardo Rodrigues da Silva Scucuglia
 
Vol. 2 (2006) A crítica ao ensino de matemática Resumen   PDF (Português (Brasil))
Marisa Rosâni Abreu da Silva
 
Vol. 13, Núm. 27 (2017): Especial Teoria Antropológica do Didático A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteiros Resumen   PDF (Português (Brasil))
Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar
 
Vol. 15, Núm. 33 (2019) A Educação Ambiental por meio da ludicidade: uma proposta didática Resumen   PDF (Português (Brasil))
Carine Leal Klein, Aline Locatelli, Alana Neto Zoch
 
Vol. 20, Núm. 45 (2024) A Educação financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática do Estado de São Paulo Resumen   PDF (Português (Brasil))
Larissa Gehrinh Borges, Virgínia Cardia Cardoso
 
Vol. 8, Núm. 16 (2012) A Educação matemática como influenciadora nas práticas de ensino do PIBID Resumen   PDF (Português (Brasil))
Dailson Evangelista Costa, Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Tadeu Oliver Gonçalves
 
Vol. 19, Núm. 43 (2023) A encenação de práticas socioculturais transgressivas no contexto escolar: um projeto ético-político de escola Resumen   PDF (Português (Brasil))
Elizabeth Gomes Souza, Antônio Miguel
 
Vol. 20, Núm. 44 (2024) A entrada das ciências nas escolas e o processo modernizador no Pará Resumen   PDF (Português (Brasil))
Jonatas Barros e Barros, Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, Marcelino Carmo de Lima, José Jeronimo de Alencar Alves
 
Vol. 20, Núm. 44 (2024) A experimentação investigativa no ensino de química para a sondagem de indicadores de altas habilidades ou superdotação Resumen   PDF (Português (Brasil))
Lorrana Nara Naves Nóbrega, Cláudio Roberto Machado Benite
 
Vol. 20, Núm. 44 (2024) A formação de professores de Ciências da Natureza em quatro experiências Pibid: reflexões sobre dimensões formativas enunciadas por estudantes e docentes Resumen   PDF (Português (Brasil))
Camila Itikawa Gimenes
 
Vol. 13, Núm. 25 (2016) A formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicos Resumen   PDF (Português (Brasil))
Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi Campos
 
Vol. 1 (2005) A formação do professor pesquisador para o ensino da matemática: Uma necessidade na reforma universitária Resumen   PDF (Português (Brasil))
Iran Abreu Mendes
 
Vol. 10, Núm. 20 (2014) A História da matemática e os conhecimentos prévios dos professores como subsídios para o planejamento de um curso sobre geometria esférica e hiperbólica Resumen   PDF (Português (Brasil))
Wanderley Pivatto Brum
 
Vol. 11, Núm. 22 (2015): Especial História e Filosofia da Ciência A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr Resumen   PDF (Português (Brasil))
Ehrick Eduardo Martins Melzer, Joanez Aparecida Aires
 
Vol. 19, Núm. 43 (2023) A holografia como uma possibilidade para o ensino: uma revisão bibliográfica Resumen   PDF (Português (Brasil))
Michelle Cristina Boaventura França, Tadeu Oliver Gonçalves, Soraia Valéria de Oliveira Coelho Lameirão
 
Vol. 20, Núm. 44 (2024) A importância de modelos para o ensino de Física: em foco o princípio de Arquimedes nos livros didáticos de Ensino Médio Resumen   PDF (Português (Brasil))
Salmon Landi Júnior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Wellington Pereira de Queirós
 
Vol. 16, Núm. 36 (2020) A influência de métodos ativos de ensino na autoeficácia discente sobre aprender Física e trabalhar colaborativamente: um estudo de caso explanatório com o método Team-Based Learning Resumen   PDF (Português (Brasil))
Tobias Espinosa, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit
 
Vol. 1 (2005) A Iniciação à educação científica e compreensão dos fenômenos científicos: A função das atividades informais Resumen   PDF (Português (Brasil))
Rodrigo Dalcin, Luiz Fernando Rohde, Denise Wesphal França, Verônica Nóbrega Cavalcanti Fonseca, José Vicente Lima Robaina, Edson Roberto Oaigen
 
Vol. 20, Núm. 44 (2024) A interação entre as funções executivas e a ansiedade matemática no desempenho matemático: uma revisão sistemática Resumen   PDF (Português (Brasil))
Regina Daniele Ribeiro Torres, Paula Caroline Pepa Oliveira, Magda Cristina Nascimento Rochael, Estela Costa Ferreira, Jasiele Aparecida de Oliveira Silva, José Jonas de Oliveira
 
Vol. 16, Núm. 35 (2020): Especial História da Matemática A matemática no encontro do velho e do novo mundo Resumen   PDF (Português (Brasil))
Ubiratan D'Ambrosio
 
Vol. 5 (2009) A matemática, o quadro de escrever e os formadores de professores de matemática: Interpretando relações Resumen   PDF (Português (Brasil))
Ana Cláudia de Melo Sanches, Francisco Hermes Santos da Silva
 
Vol. 13, Núm. 28 (2017) A modelagem (matemática) implícita nos fazeres de uma modista Resumen   PDF (Português (Brasil))
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
 
Vol. 6 (2010) A noção de objeto matemático é uma noção histórica? Resumen   PDF (English)
Marco Panza
 
Vol. 19, Núm. 42 (2023) A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM Resumen   PDF (Português (Brasil))
Débora de Lima Velho Junges, Lucas Pereira da Rosa, Valéria Gislaine Grocinotti
 
Vol. 16, Núm. 37 (2020) A perspectiva dos professores numa formação em Estatística Resumen   PDF (Português (Brasil))
Bruna Rodrigues, João Pedro Mendes da Ponte
 
Vol. 16, Núm. 36 (2020) A pesquisa da prática pedagógica em aulas de ciências por bolsistas do PIBID Resumen   PDF (Português (Brasil))
Andrela Garibaldi Loureiro Parente, José Moysés Alves
 
Vol. 19, Núm. 42 (2023) A pesquisa em Ensino de Química Verde: temas e tipologias de estudos Resumen   PDF (Português (Brasil))
Leonardo Victor Marcelino, Carlos Alberto Marques
 
Vol. 14, Núm. 32 (2018) A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte: o caso do Bosque da Ciência Resumen   PDF (Português (Brasil))
Saulo Cezar Seiffert Santos, Marcia Borin da Cunha
 
Vol. 14, Núm. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática A pesquisa sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática Resumen   PDF (Português (Brasil))
Wagner Valente, Iran Abreu Mendes
 
Vol. 10, Núm. 20 (2014) A prática como componente curricular na formação do professor de Biologia: avanços e desafios na UFRPE Resumen   PDF (Português (Brasil))
Alessandra Maria Pereira Martins da Silva, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão
 
Vol. 13, Núm. 27 (2017): Especial Teoria Antropológica do Didático A prática de ensino como formação docente do professor de matemática Resumen   PDF (Português (Brasil))
Flávio Nazareno Araujo Mesquita, Renato Borges Guerra
 
Vol. 16, Núm. 35 (2020): Especial História da Matemática A praxeologia da regra de três algebrizada e a proposição cinco do Liber Quadratorum Resumen   PDF (Português (Brasil))
Denivaldo Pantoja da Silva, José dos Santos Guimarães Filho, João Claudio Brandemberg
 
Vol. 14, Núm. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo Resumen   PDF (Português (Brasil))
Atos Edwin Pereira da Silva Lucas, Marta Maximo Pereira
 
Vol. 18, Núm. 40 (2022): Ahead of Print A relação entre a BNCC e a formação de professores Resumen   PDF (Português (Brasil))
Angélica Maria de Gasperi, Ana Caroline Lubenov Martins, Rúbia Emmel
 
Vol. 18, Núm. 41 (2022): Ahead of print A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais Resumen   PDF (Português (Brasil))
Jairo José Ribeiro Toscano de Brito Júnior, Gabriel Cândido da Silva, Rodrigo Lins Rodrigues, Americo Nobre Goncalves Ferreira Amorim
 
Vol. 18, Núm. 40 (2022): Ahead of Print A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas Resumen   PDF (Português (Brasil))
Samuel Lucas da Silva Delgado Mendes, Alexandra Elaine Rizzo, Diogo Mayrinck
 
Vol. 18, Núm. 41 (2022): Ahead of print A Teoria Antropológica do Didático como uma ferramenta metodológica para o estudo das relações métricas no triângulo retângulo Resumen   PDF (Português (Brasil))
Iolanda Possidonio Silva, Edelweis José Tavares Barbosa
 
Vol. 16, Núm. 35 (2020): Especial História da Matemática A teoria da forma de Kandinsky: uma compreensão artística e subjetiva de elementos geométricos Resumen   PDF (Português (Brasil))
João Carlos Pereira de Moraes
 
Elementos 1 - 50 de 477 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>